Durante a Eco 92, no Rio de Janeiro, as Nações Unidas estipularam 22 de março como o Dia Mundial da Água. A data é um meio de focar a atenção na importância desse recurso e de defender a gestão sustentável de fontes de água potável. Em 2010, o evento é dedicado ao tema “Água Limpa por um Mundo Saudável“.

É interessante notar que “enquanto o mundo está devidamente se mexendo para enfrentar os desafios apresentados pelas mudanças climáticas e pelo esgostamento das fontes de combustíveis fósseis, a mesma consciência e consenso não existem quando se trata de falar sobre nosso uso da água”, diz o presidente mundial da Nestlé Peter Brabeck-Letmanthe, “ainda que a verdade nua e crua seja que nós provavelmente ficaremos sem água bem antes de ficarmos sem petróleo.”

No artigo “World Water Day: Why business needs to worry” (“Dia Mundial da Água: Porque o mundo do negócios precisa se preocupar”), publicado no site da BBC, Brabeck-Letmanthe explica o porquê da eficiência no uso da água na agricultura e da disponibilidade de microfinanciamento para agricultores ansiosos por reduzir seu desperdício desse recurso serem cruciais num cenário onde, nos próximos 20 anos, a demanda global de água será 40% maior do que pode ser atualmente fornecido de maneira sustentável.

O imperativo de mudança pelo uso eficiente da água é reforçado por um estudo das Nações Unidas, conforme informa a notícia “Tanta água disponível é incentivo ao desperdício“, publicada no site Planeta Sustentável: “É verdade que muito pouco dos 70% de água da Terra está, de fato, disponível para o consumo humano. Apenas 2,5% dessa água é doce e a maior parte dela (cerca de 2,2%) encontra-se em regiões de difícil acesso, como geleiras. Ou seja, no final das contas, o homem ‘tem direito’ a 0,3% da água do planeta, mas isso não é desculpa para a escassez que já vivemos hoje, porque, segundo a ONU, esse ‘mísero’ 0,3%, na verdade, é muito e seria mais do que suficiente para toda a população do planeta viver de forma digna.”

Enfim, para acompanhar essas informações, uma canção do Guilherme Arantes pertinente ao tema e da qual eu muito gosto:

Feche a torneira enquanto escovar os dentes!

Advertisements